Francisco de Assis Milhomem Coelho, mais conhecido como Chico Coelho (PSL), está fora da disputa pela Prefeitura de Balsas. A decisão foi tomada pelo juiz eleitoral Pedro Henrique Holanda Pascoal que considerou a filiação partidária do ex-prefeito, irregular, uma vez que sua ficha partidária foi abonada no dia 28 de março de 2016 por Edelmo Ramalho que sequer possuía vínculo partidário com o PSL até a presente data.
Ainda foi detectado que todos os membros do novo diretório municipal, sequer estavam filiados ao partido na data de sua criação. Com base nesta e em outras irregularidades constatadas, o legitimo Diretório Municipal do PSL de Balsas, impetrou um mandato de segurança no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) contra o presidente do Diretório Estadual do PSL e o fraudulento Diretório Municipal do partido naquela cidade.
Todos esses problemas foram constatados pelo juiz que decidiu por indeferir o registro de candidatura de Chico Coelho. No entanto, ele manteve válida o registro da coligação “Todos por um novo tempo” que erroneamente foi protocolada apenas com PSL/PMDB/PV/PP, ficando de fora DEM/PR/PRTB/PSDC/PMB, mas que agora já estão incluídos, após a decisão. Os nove partidos agora vão ter que correr contra o tempo para encontrar um substituto para o nome de Chico Coelho, que ainda pode recorrer ao TRE e até o TSE.
É necessário ressaltar que o sucesso do indeferimento da candidatura de Chico Coelho, deve-se também ao escritório do renomado advogado especialista em direito eleitoral, Carlos Sérgio de Carvalho Barros, autor de duas ações anulatórias e dois mandados de segurança, que garantiram o indeferimento do candidato a prefeito, vice-prefeito e 22 candidatos a vereador.
Em Vargem Grande, os advogados do conceituado escritório ingressam com uma ação contra o candidato Carlinhos Barros também por problemas na convenção, no DRAP e ainda de desincompatibilização. O Juiz já está analisando e nos próximos dias dará seu parecer.
Do Diego Emir.