O presidente da câmara de vereadores de Buriticupu Jairo da Cikel juntamente do vereador professor Estaniel(PR) da  vereadora Ana Mansueto(PCdoB) e Blogueiro Jó Fernandes estiveram reunidos com membros da alta cúpula da segurança pública do Estado do Maranhão, terça-feira(30), o encontro se deu para tratar da implantação do “PROGRAMA PACTO PELA PAZ” em Buriticupu.

Participaram do encontro o secretário Dr. Jefferson Portela, Lawrenc Delegado Geral da polícia civil e Delegado Dicival Gonçalves Coordenador Do “programa pacto pela paz”, entre outras autoridades.

Para Dicival Gonçalves, o programa é uma articulação maior entre as forças de segurança e a sociedade civil e organizada, para as comunidades, almejando ainda os municípios maranhenses, que objetiva estreitar o relacionamento com a segurança pública; “No Pacto Pela Paz está inserido o comandante da Polícia Militar da região, o delegado de Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal; para que juntos possamos traçar essas políticas de aproximação pela segurança pública, o foco maior é no atendimento das forças de segurança para com as comunidades”, enfatizou.

O Governador Flávio Dino sancionou no dia 21 de dezembro de 2015, a lei Nº 10387, que dispõe sobre a criação do Pacto pela Paz (PPP), instituindo os “CONSELHOS COMUNITÁRIOS PELA PAZ”. Destinado a promover e apoiar esforços das instituições públicas, entidades da sociedade civil e cidadãos, visando à redução da violência e à difusão de uma cultura da paz, do respeito às leis e aos direitos humanos.

 “A implantação do programa pacto pela paz em Buriticupu, é de fundamental importância, eu estou muito feliz e otimista, estou empenhado nessa causa, vamos colocar em prática, de já quero agradecer o secretário Jefferson Portela e o Dr. Dicival Gonçalves pelo maneira gentil que nos atendeu e se disponibilizou a ajudar”. Finalizou o Jairo da Cikel.

Na minha gestão como secretário, já estive em Buriticupu, ocasião que conversamos com o povo querido daquela cidade, voltaremos lá, não pouparei esforço para ajudar o povo bom de Buriticupu, contem comigo”, declarou Jefferson Portela.