Pacientes que realizam atendimento dermatológico no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres, na unidade de saúde Pam Diamante, tiveram um momento diferente na tarde de segunda-feira(14). A unidade, em parceria com o Laboratório Libbs, ofereceu aos pacientes com vitiligo uma tarde de embelezamento com o objetivo de trabalhar a autoestima e, assim, ter melhor adesão e resultado aos tratamentos realizados.

De acordo com a dermatologista Solange Cordeiro, o vitiligo causa a despigmentação da pele devido à ausência de melanina, sintoma que leva muitos pacientes até a depressão. Segundo ela, o fator emocional é relevante para o resultado dos tratamentos.
“Essa ação é importante para melhorar a autoestima dos pacientes. O paciente precisa estar relaxado e confiante. Se ele estiver pra baixo, com baixa autoestima, tiver depressivo, ele desiste do tratamento”, explicou.

O tratamento é realizado a partir da associação das sessões de fototerapia, em que o paciente é submetido a exposição das áreas afetadas à radiação ultravioleta, com medicação.

Ana Célia Sousa realiza o tratamento para vitiligo com fototerapia há dois anos e comentou a importância da ação promovida pelo Centro e pelo Laboratório. “Eu gostei muito, porque deixa a nossa autoestima lá em cima. Eu já usava maquiagem, inclusive sempre chego aqui maquiada, mas há colegas que não sabem e hoje aprenderam como usar também. E para melhorar, ainda saímos daqui com um kit de medicação, que já é uma boa economia pra gente”, contou.

A paciente Edna Fonseca Trindade também saiu feliz com um kit de tratamento, já que o seu estava no fim. “Eu estou super feliz porque meu remédio estava acabando e hoje ganhei um kit novo. Uma maravilha. Adorei”, disse.

Fototerapia na rede pública

Com a aquisição da cabine de fototerapia, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece para a população opção para o tratamento de doenças de pele como psoríase, vitiligo ou linfoma cutâneo. O tratamento, antes disponível somente na rede privada, é oferecido no Pam Diamante e possibilita que pessoas de baixa renda tenham acesso gratuitamente.

O tratamento é feito com um aparelho que emite raios ultravioletas na pele e substituirá o uso de remédios distribuídos pela Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme). Com a fototerapia, o Estado gasta de 2% a 3% do que gastaria com a aquisição de medicamentos, além de alcançar resultados mais eficazes.


Fonte: SES
Texto: Flávia Batista
Fotos: Francisco Campos