A deputada Francisca Primo (PCdoB), durante sessão na tarde desta segunda-feira (16), destacou a sua participação no evento alusivo ao dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, e início da semana  Mundial e Estadual, que tem como tema  “Mude o futuro da migração. Investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural”.

O evento aconteceu no auditório no Auditório Fernando Falcão na tarde de hoje, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (CONSEA).
A parlamentar lembrou, ainda, que a Semana da Estadual e Segurança Alimentar e Nutricional, -criada através de Lei de sua autoria-, que foi instituída para realização de eventos  e debater os desafios a serem superados na temática da segurança alimentar.

Destaco mais uma vez a importância dos profissionais das diversas áreas, mas em especial os nutricionistas, agrônomos, as merendeiras que precisam de valorização profissional e de condições para desenvolver seus trabalhos”, frisou Francisca Primo.

A deputada destacou as ações do Governo do Estado que vem sendo realizados como “Água para Todos”, cisternas para incentivar os pequenos produtores. Ela avalia estas ações, como medida para evitar o processo de migração que tem tirado o homem do campo e enfraquecido a agricultura familiar. Ela destacou ainda que a agenda dos demais eventos que ocorrerão durante esta semana, onde se encerrará no dia 26 de outubro, na comunidade da Pindoba, em Paço do Lumiar.

Estiveram presentes no evento, secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista; Gilson Leite, secretário geral do Consea, Tereza Frota, representando as Universidades de Nutrição, Louvidia Caldas, secretária de Segurança Alimentar; Gustavo Monteiro; delegado do Conselho Regional de Nutrição, Gleber Gomes; coordenador de o Fórum Maranhense Alimentar e Mariana Pinheiro, coordenadora Nacional para Alimentação Saudável.


Assecom/ Dep. Francisca Primo