Vereadores presentes: Ceci, Ferdinan, Estaniel,
Vanusa, Ely, Jairo, Miguel, Rawlinson e Peixoto
Os vereadores do Município de Buriticupu-MA retornaram suas atividades nesta sexta-feira(16), após o recesso de fim de ano.
Na sessão de abertura dos trabalhos, o presidente da casa vereador Jairo da Cikel, deu as boas vinda as edis e fez um discurso de pacificação e unidade, prometeu continuar dirigindo a casa com imparcialidade e observâncias que a lei exige, destacou também um livramento Divino que teve no final do ano passado, quando por um milagre sobreviveu há um grave acidente automobilístico, quando ao tentar desviar de um animal capotou sua camionete na BR222.


Um que chamou atenção nessa primeira sessão e causou muita estranheza foi a ausência dos vereadores Gomes Filho(PRB), Raimundo Filho(PRB), Aristides(PRB), Abimael(PRP), Evaristo(PRP) e Ana Mansueto(PCdoB). Portanto 6 parlamentares não retornaram ao trabalho e nem enviaram comunicado oficial.

vereador Ely Josélio(PRTB)
Outro caso que também chamou atenção foi o discurso do vereador Ely Josélio(PRTB), em sua fala muito eloquente e firme, como lhe é peculiar, o ex-presidente da Casa de leis, prometeu intensificar a fiscalização aos atos do executivo municipal, que na avaliação do vereador estar “pintando e bordando”. Outro assunto abordado pelo parlamentar foi em relação as denúncias que ele teria feito ao Ministério Público, “não sei porque cargas d’águas as denúncias não andam” afirmou Ely, “convido aqui os vereadores para irmos a São Luís em instâncias superiores, no Tribunal de justiça, cobrar ações por parte do Ministério Público, estamos aqui fazendo nossa parte, mais é preciso que o outro poder também faça a sua” Pontuou.


Vereador Prof. Estaniel(PR)
Na sua fala Estaniel vereador do (PR), destacou seu compromisso com o povo de Buriticupu e empenho em suas atividades parlamentares, fez também duras críticas aos colegas faltosos, “Hoje, retornamos nossas atividades parlamentares e louvamos à Deus por estarmos de volta aos nossos compromissos. 
Voltamos com a certeza que fizemos um bom trabalho em 2017, porém entendemos que poderíamos ter feito muito mais. E é por isso que iniciamos nosso segundo ano de legislatura com o sentimento de que teremos um ano de muito mais trabalho e que certamente cumpriremos com o nosso dever. 
Retornamos à casa do povo cheio de vigor e com a esperança de dias melhores para nosso povo, porém ao nos depararmos com a ausência de boa parte dos vereadores (9 presentes e 6 ausentes), e pra piorar, não houve nenhuma pauta a ser tratada. 
Isso nos entristece. E a tristeza é bem maior quando chegamos à conclusão de que o funcionamento do nosso parlamento chega a custar mais de 65 mil reais por semana (descontando os meses de recesso parlamentar), num legislativo que funciona uma única vez por semana. Todo esse gasto é custeado pelo dinheiro público e que por diversas vezes no ano não acontece nada nas nossas sessões, ou seja, toda vez que isso acontece, é como se estivéssemos jogando no ralo mais 65 mil reais. Não podemos concordar com isso. 
Que Deus nos dê sabedoria (a todos nós) para mudarmos essa realidade”. Disse o Vereador Prof. Estaniel
Rawlinson (PTdoB)
Após fazer uma defesa veemente do prefeito José Gomes(PRB), de quem é sócio, o vereador Rawlinson(PTdoB), aproveitou a primeira sessão para lançar sua pré-candidatura à presidência da Casa, eleição que deve ocorrer no próximo mês de agosto. Será se a base do governo vai rachar?