aplicativo ok
Aplicativo já está disponível para Android
geral
Aplicativo foi apresentado pela CMTI
O Ministério Público do Maranhão lançou nesta terça-feira, 26, o aplicativo MPMA Cidadão, voltado principalmente para o cidadão e com o objetivo de promover maior interação com o órgão.

De acordo com o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, o aplicativo é mais uma ferramenta de proximidade com a instituição. “O MPMA na era da modernidade, com tecnologias de ponta, está dando exemplo para o MP brasileiro. O Ministério Público é a porta de entrada do cidadão e através deste aplicativo o usuário terá acesso tanto à página institucional, como poderá consultar processos e localizar a Promotoria de Justiça mais próxima”, comemorou o PGJ.

O aplicativo foi idealizado pela Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), em parceria com a Biblioteca e desenvolvido pela Coordenadoria de Modernização e Tecnologia da Informação do MPMA. “O MP existe em razão do cidadão. Por isso um aplicativo nesses moldes vai facilitar a vida de quem precisa da instituição. Estamos avançando na tecnologia e proporcionando à sociedade maranhense mais um canal de contato”, explicou Marco Antônio Santos Amorim, diretor da Secinst.

O MPMA Cidadão é dividido em quatro funcionalidades: Instituição, Manifestação, Processos e Promotorias. O coordenador de Modernização e Tecnologia da Informação do MPMA, Alan Robert da Silva Ribeiro explicou que o aplicativo funciona em qualquer dispositivo móvel (iOS ou Android) e foi pensado levando-se em consideração a usabilidade e economia. “A ideia era montar um aplicativo simples, pequeno, rápido, que não acabasse com a bateria do usuário e nem gastasse o plano de dados, além de fácil manuseio”.

APLICATIVO

No tópico Instituição, é possível conhecer melhor o Ministério Público do Maranhão, com todos os dados institucionais e informações sobre a Procuradoria Geral de Justiça, Colégio de Procuradores, Conselho Superior, Escola Superior, Ouvidoria e Corregedoria. Ao manusear o aplicativo, o usuário também terá acesso às notícias publicadas na página do MPMA em tempo real.

Em Manifestação, o usuário poderá fazer o registro de uma manifestação, com possibilidade de anexar uma imagem, sendo estas informações encaminhadas à Ouvidoria do MPMA. Também será possível consultar Processos, tanto no Sistema Integrado do Ministério Público (SIMP) como no Digidoc (sistema de tramitação virtual de documentos, requisições e processos administrativos), com exceção de processos sigilosos. Em Promotorias, o cidadão encontrará um mapa, com todos os endereços e telefones de Promotorias de Justiça no Maranhão marcados e a possibilidade de traçar uma rota para se deslocar através do GPS até a Promotoria mais próxima.

Também estão disponibilizados no aplicativo os endereços de todas as redes sociais do MPMA (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube): mpma_oficial.

O aplicativo já pode ser baixado com o nome de “MPMA Cidadão” em dispositivos do tipo Android e em 15 dias para iOS. O ícone é a logomarca do Ministério Público do Maranhão, com detalhes em vermelho e azul.

Participaram da reunião de apresentação do aplicativo, o corregedor-geral do MPMA, Eduardo Jorge Heluy Nicolau; o chefe da Assessoria Especial da PGJ, Justino Guimarães; a diretora da Biblioteca da PGJ, Maria dos Remédios Ribeiro dos Santos; e os servidores Rômollo Malta, Ricardo Coelho e William Mano Araújo.


Redação e Fotos: Daucyana Castro (CCOM-MPMA)