Policiais rodoviários federais do grupo de motociclistas da PRF e diretores e técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU se reuniram na manhã da última terça-feira (10), na sede da PRF em São Luís, para acertar os termos de convênio de cooperação técnica entre os dois órgãos.

O objetivo inicial é o treinamento de 13 motociclistas do SAMU, que realizarão atendimento utilizando veículos de duas rodas.

No treinamento os instrutores receberão capacitação em técnicas de pilotagem em trânsito intenso, além de direção defensiva, noções de legislação de trânsito e de mecânica básica.

Atualmente não são muitos os municípios do Maranhão em que o SAMU conta com motociclistas. Em São Luís, Imperatriz, Codó, Tuntum, Pedreiras, dentre outros, a população já conta com este tipo de atendimento.

O corpo de motociclistas da PRF recebe treinamento periódico, sendo muitos deles, instrutores da instituição, com atuação na formação de novos policiais na Academia Nacional da PRF (ANPRF), localizada em Florianópolis-SC.

Os passos para a capacitação foram definidos na reunião, ficando acertado que o cronograma será desenvolvido neste segundo semestre de 2018.
Nos 30 primeiros dias acontecerá a celebração do Termo de Cooperação Técnica (TCT), e nos meses seguintes a realização da capacitação, que poderá ocorrer em espaços com pista ampla, como a área do Castelinho.

Durante a reunião foi ventilada a possibilidade das equipes do SAMU ministrarem aos PRFs capacitação em primeiros socorros.

Fonte: PRF