O Pacto Pela Paz engloba uma articulação entre as forças de segurança e a participação da sociedade civil e organizada, para um engajamento mutuo para as comunidades e que alcança ainda os municípios que compõem o estado do Maranhão.

Continuará à frente do programa o Coordenador Executivo, Delegado Dicival Gonçalves que vem reforçando os interesses dessa esfera no âmbito difusos da sociedade maranhense e na interlocução que os conselhos proporcionam.

O objetivo se alcança em estreitar o relacionamento com a segurança pública. O que tem permitido ultrapassar barreiras no desempenho policial maranhense e tem inserido a sociedade civil no esforço de reduzir os índices de criminalidade. O engajamento entre a polícia, governo e demais órgãos representados, se articulam as demais secretarias, a defensoria pública e todo o poder estatal, é uma definição mais construtiva do Pacto Pela Paz.  

A sociedade tem se organizado por meio de conselhos comunitários pela paz, a partir de conselhos comunitários já ativos dentro das comunidades, aplicando metas mais enérgicas e optativas, restando à Secretaria de Segurança Pública a colaboração executiva com os conselhos. 

O Governador Flávio Dino sancionou no dia 21 de dezembro de 2015, a lei Nº 10387, que dispõe sobre a criação do Pacto pela Paz (PPP), instituindo os “Conselhos Comunitários pela Paz”. Destinado a promover e apoiar esforços das instituições públicas, entidades da sociedade civil e cidadãos, visando à redução da violência e à difusão de uma cultura da paz, do respeito às leis e aos direitos humanos.

Carolina Gomes- ASCOM/SSP