O Diretório Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ajuizou Representação Eleitoral, com pedido liminar, contra a ex-governadora e pré-candidata ao Palácio dos Leões, Roseana Sarney (MDB), por propaganda eleitoral extemporânea antecipada. Também é alvo a suplente de vereadora Marlene Mascarenhas e o esposo desta, o ex-madeireiro Hélio Mendes, ambos do PSD.
No Maranhão, o PCdoB é comandado pelo pré-candidato a deputado federal Márcio Jerry Barroso, e tem como postulante à reeleição o governador Flávio Dino.
De acordo com a Representação, a irregularidade eleitoral teria ocorrido por meio de um outdoor fixado na entrada do bairro da Sagrima, em Buriticupu, quando da passagem de Roseana pela cidade durante a primeira etapa da chamada Caravana da Guerreira. O PCdoB argumenta que, em grandes dimensões, a peça estaria à vista da população e disponível para divulgação nas mídias sociais eletrônicas.
Além da retirada da propaganda sobre a caravana de Roseana, o partido requereu a aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil reais, em caso de descumprimento.
O pedido liminar, porém, foi indeferido pelo relator plantonista, juiz Itaércio Paulino da Silva.
O processo deve agora ser instruído e julgado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão. O relator é o juiz Ricardo Felipe Rodrigues Macieira.
Texto Atual7